Esporte e Saúde
SEJAM BEM VINDOS!

FÓRUM GRATUITO.
ALGUNS CONTEÚDOS ENCONTRAM-SE BLOQUEADOS,
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE E TENHA ACESSO A TODO CONTEÚDO NO FÓRUM.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Esporte e Saúde
SEJAM BEM VINDOS!

FÓRUM GRATUITO.
ALGUNS CONTEÚDOS ENCONTRAM-SE BLOQUEADOS,
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE E TENHA ACESSO A TODO CONTEÚDO NO FÓRUM.
Esporte e Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate Page
Dear user, to translate the page. Click the box above and choose your language.
Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 259 em Ter Mar 09, 2021 4:31 pm
Estatísticas
Temos 1140 usuários registrados
O último membro registrado é Henrique japa

Os nossos membros postaram um total de 13271 mensagens em 1798 assuntos
Últimos assuntos
» Agenda de campeonato pela IPF e cblb
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyTer Mar 26, 2024 7:33 am por pitersigma

» Propriedade da arginina
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptySáb Mar 02, 2024 6:54 pm por pitersigma

» Saudações amigos e usuários do fórum
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptySáb Fev 17, 2024 2:49 pm por Alisson

» Feliz natal
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptySeg Dez 25, 2023 3:32 am por pitersigma

» Por mais que seja difícil nunca poderemos desistir
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptySáb Out 28, 2023 4:40 am por pitersigma

» Bom.dia jesus Cristo e nosso guia
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyQua Jul 26, 2023 5:05 am por pitersigma

» Campeonato 2023 Supino e Terra
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyQua maio 24, 2023 7:23 am por pitersigma

» DICAS DE UTILIZAÇÃO DO FÓRUM
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyQua maio 03, 2023 5:08 pm por pitersigma

» Acidente nas academia
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyQua Mar 22, 2023 8:20 am por pitersigma

» Dona de casa campeã de Supino e Levantamento Terra
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyQui Fev 09, 2023 7:36 am por Alisson

» Meu aniversário
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyTer Fev 07, 2023 9:47 am por pitersigma

» Frase ou versiculo do dia!!!!
Atividade física ajuda a evitar infarto EmptyTer Fev 07, 2023 3:32 am por pitersigma

Anuncios

    Nenhum anúncio

    Contagem a partir de 10/09/2021 às 11:52

    Atividade física ajuda a evitar infarto

    Ir para baixo

    Atividade física ajuda a evitar infarto Empty Atividade física ajuda a evitar infarto

    Mensagem por Alisson Seg Jan 27, 2014 10:21 am

    A doença cardíaca é sorrateira e quando aparece é para derrubar mesmo. Por isso, quem pode evitá-la deve recorrer a todos os meios possíveis. E uma das maneiras mais propagadas nos últimos tempos para que o infarto seja prevenido é a atividade física.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Se levada a sério, esta sugestão pode salvar vidas. No entanto, segundo o personal trainer Fernando Marouell Carneiro, coordenador do Clube Cor, do Instituto do Coração de Rio Preto, infelizmente a maioria das pessoas só vão praticá-la quando presenciam um ente querido infartar ou elas próprias se tornarem vítimas de alguma ameaça de parada cardíaca. Conforme explica o professor de educação física, as situações que levam ao infarto são inúmeras. Entre eles, estão alguns componentes hereditários como o fator plaquetário responsável pela coagulação do sangue. 



    O problema acontece quando, por engano, é dado início a um processo de coagulação sem mais nem menos, formando coágulos que podem se alojar em vasos de calibre menor, entupindo as artérias do coração ou do cérebro, levando ao acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido derrame cerebral.

    Carneiro explica que é neste ponto que a atividade física faz a diferença. Uma pessoa que tem o hábito se exercitar tende a ter um fator plaquetário mais equilibrado do que quem é sedentário. O professor lembra que quem já foi vítima de algum tipo de problema cardíaco, necessita de cuidados redobrados. “É preciso começar com uma caminhada e depois que o organismo aceitar o ritmo, por volta do terceiro mês, as atividades devem ser intensificadas”, explica. Quem sofre com o excesso de colesterol, ou tem tendência a acumular gordura nas coronárias, deve investir em atividades físicas mais moderadas. Uma coisa é certa: se a pessoa nunca teve nada e por esse motivo não acredita que possa infartar, o instrutor avisa. “Quem não muda os hábitos de vida tem todas as chances de ter algum problema a partir dos 50 anos”. Foi o que aconteceu com a dona-de-casa M.L.M., 49 anos, que assistiu estarrecida a um primeiro contato com a doença cardíaca por intermédio de seu marido.

    Filha de italianos, ela nunca se preocupou em fazer dieta e sempre teve uma alimentação rica em massas e molhos. Somente quando o marido teve um princípio de infarto é que ela ficou sabendo que seu colesterol estava elevado. Após o susto, ambos passaram a se cuidar, diminuindo os carboidratos e fazendo caminhadas diárias, além de passeios de bicicleta. No entanto, como todo péssimo praticante de atividade física, não demoraram muito para abandonar os novos hábitos e já estão de volta ao peso excessivo. Ciente do risco que correm ambos justificam. “A gente vai se acomodando e por qualquer razão acaba deixando de caminhar”, reconhecem. Fernando Marouell diz que o ideal mesmo é que se pratique atividades aeróbicas. A caminhada também tem de ser praticada na intensidade adequada, caso contrário, se for feita como um passeio recheado de conversa não tem efeito fisiológico e não traz os resultados esperados. “As pessoas devem se condicionar a praticar uma hora de exercício pelo menos três vezes por semana para obter uma prevenção satisfatória”, afirma o personal trainer.



    Emocional também deve ser equilibrado

    Outro fator importante é manter a parte emocional equilibrada. Para tanto é necessário dormir bem e associar lazer e bons relacionamentos, seja no trabalho em casa ou em qualquer outro ambiente. “O sistema de controle emocional parasimpático e simpático são os responsáveis diretos pelo controle do coração. Se as coisas não vão bem ele tende a se descontrolar”, observa. O cardiologista Percival Trindade, responsável pelo Clube do Coração, que trabalha com uma equipe multidisciplinar, conta que embora um praticante de atividade física também possa sofrer com problemas cardíacos, é fato que a alimentação desregrada, a obesidade, o estresse e o sedentarismo aceleram o processo levando a hipertensão arterial. 

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Ele lembra que o quadro genético também pode precipitar o problema, mas a prática de atividade física pode mudar o funcionamento do organismo, o que evita o risco do AVC, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, além de reduzir a hipertensão.


    O infarto é mais comum no homem antes dos 55 anos, mas após esta idade a mulher também se torna propensa a ter o problema, principalmente quando entra na menopausa. O importante, segundo o médico, é começar desde cedo a tomar gosto pela atividade física e seguir orientações profissionais. “É preciso perseverança para praticar esportes. Para começar é preciso abrir mão de pequenos confortos como o controle remoto, a escada rolante, o elevador, entre outros, sugere o médico. 


    A especialista em educação, Pilar Pont Geis, autora do livro “Atividade Física na Terceira Idade”, afirma que a atividade física potencializa a vida não apenas do idoso mas de qualquer pessoa que se dispõe à praticá-la. “Exercitar nos ajuda a ter equilíbrio pessoal, aumentar o estado de ânimo, além de estimular os reflexos”, diz. Os especialistas lembram que, além de todas essas vantagens, a atividade física contribui para ampliar o círculo de amizades, esquecer ou amenizar problemas pessoais e se estimular ainda mais.
    avatar
    Alisson
    mod
    mod

    Mensagens : 1653
    Data de inscrição : 14/07/2012
    Idade : 37

    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos