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Postura errada durante os exercícios podem levar a dores nas costas

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Postura errada durante os exercícios podem levar a dores nas costas

Mensagem por Alisson em Sex Mar 28, 2014 3:38 pm

A prática de atividades físicas é fundamental não apenas para o controle do peso corporal. Elas ajudam a prevenir o aparecimento de diversas doenças, melhorar a circulação sanguínea, aumentar o metabolismo, melhorar a memória e, claro, dão mais disposição diariamente.


No entanto, na hora da musculação é importante ter cuidado com a região das costas para evitar problemas como hérnias e alterações nas curvaturas normais da coluna.

Para prevenir lesões nas costas em decorrência da prática de musculação é preciso ter atenção redobrada com a postura.

Inicialmente, os hábitos posturais errados durante os exercícios podem levar a dores nas costas que se irradiam para outras regiões do corpo como ombros, braços e pernas.



Além disso, os movimentos inadequados de flexão e de torção da coluna geram, em médio ou longo prazo, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias. “Esses problemas, entretanto, podem evoluir para abaulamentos discais (que é resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna), espondilolisteses (é quando ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra) e hérnias de disco”, afirma o fisioterapeuta.

Mas, de acordo com fisioterapeuta, não é só a musculação que pode agravar em dores nas costas. Correr de forma inadequada também pode resultar em incômodos na região. “Como a lombar atua como transmissor de força para os membros inferiores (pés e pernas) e o tronco, realizando movimentos essenciais de flexão, extensão e rotação, pode ocorrer lesões pequenas na musculatura que não está devidamente alongada”, informa ele.



Dicas para prevenir lesões e dores nas costas:

- No exercício afundo, que trabalha a musculatura das coxas e do bumbum, evite inclinar o tronco à frente, deixando o joelho ultrapassar a linha da ponta do pé e não faça força com a perna que está à frente. O ideal é contrair o abdômen, alinhar a coluna e flexionar o joelho direito até formar um ângulo de 90 graus em relação à coxa, sem deixá-lo ultrapassar a linha da ponta do pé e depois repetir do outro lado;

- Na realização dos abdominais, mantenha os joelhos flexionados do início ao fim da atividade e jamais force o pescoço;

- No exercício tesoura, evite deixar as pernas muito próximas ao chão, estender demais o joelho e deixar a coluna curvada. A recomendação é deixar as costas bem apoiadas no chão com as mãos ao lado do corpo e elevar as pernas com o joelho levemente flexionado;

- Em exercícios nos quais seja necessário deitar no banco, coloque os pés sobre o mesmo, pois ajuda a manter o equilíbrio e ajuda a manter a coluna completamente apoiada;

- Outra dica importante é sempre exercitar o core, grupo de músculos que compõem a região do abdômen, costas e quadris, pois ajuda a corrigir erros posturais, além de contribuir para o fortalecimento da coluna, prevenindo o aparecimento de lesões.
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