Esporte e Saúde
SEJAM BEM VINDOS!

FÓRUM GRATUITO.
ALGUNS CONTEÚDOS ENCONTRAM-SE BLOQUEADOS,
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE E TENHA ACESSO A TODO CONTEÚDO NO FÓRUM.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Esporte e Saúde
SEJAM BEM VINDOS!

FÓRUM GRATUITO.
ALGUNS CONTEÚDOS ENCONTRAM-SE BLOQUEADOS,
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE E TENHA ACESSO A TODO CONTEÚDO NO FÓRUM.
Esporte e Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate Page
Dear user, to translate the page. Click the box above and choose your language.
Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 259 em Ter Mar 09, 2021 4:31 pm
Estatísticas
Temos 1140 usuários registrados
O último membro registrado é Henrique japa

Os nossos membros postaram um total de 13271 mensagens em 1798 assuntos
Últimos assuntos
» Agenda de campeonato pela IPF e cblb
DORES NO COTOVELOS EmptyTer Mar 26, 2024 7:33 am por pitersigma

» Propriedade da arginina
DORES NO COTOVELOS EmptySáb Mar 02, 2024 6:54 pm por pitersigma

» Saudações amigos e usuários do fórum
DORES NO COTOVELOS EmptySáb Fev 17, 2024 2:49 pm por Alisson

» Feliz natal
DORES NO COTOVELOS EmptySeg Dez 25, 2023 3:32 am por pitersigma

» Por mais que seja difícil nunca poderemos desistir
DORES NO COTOVELOS EmptySáb Out 28, 2023 4:40 am por pitersigma

» Bom.dia jesus Cristo e nosso guia
DORES NO COTOVELOS EmptyQua Jul 26, 2023 5:05 am por pitersigma

» Campeonato 2023 Supino e Terra
DORES NO COTOVELOS EmptyQua maio 24, 2023 7:23 am por pitersigma

» DICAS DE UTILIZAÇÃO DO FÓRUM
DORES NO COTOVELOS EmptyQua maio 03, 2023 5:08 pm por pitersigma

» Acidente nas academia
DORES NO COTOVELOS EmptyQua Mar 22, 2023 8:20 am por pitersigma

» Dona de casa campeã de Supino e Levantamento Terra
DORES NO COTOVELOS EmptyQui Fev 09, 2023 7:36 am por Alisson

» Meu aniversário
DORES NO COTOVELOS EmptyTer Fev 07, 2023 9:47 am por pitersigma

» Frase ou versiculo do dia!!!!
DORES NO COTOVELOS EmptyTer Fev 07, 2023 3:32 am por pitersigma

Anuncios

    Nenhum anúncio

    Contagem a partir de 10/09/2021 às 11:52

    DORES NO COTOVELOS

    Ir para baixo

    DORES NO COTOVELOS Empty DORES NO COTOVELOS

    Mensagem por pitersigma Qua Ago 20, 2014 5:30 pm

    Pensava-se no passado que epicondilite fosse a inflamação dos epicôndilos, as duas pequenas protuberâncias dos ossos dos cotovelos. Estudos recentes, porém, constataram que se trata de  degeneração. Há duas epicondilites nos cotovelos: a medial, na protuberância interna, que atinge golfistas, e a lateral, na protuberância externa, que ocorre em tenistas.

    A epicondilite lateral do cotovelo era freqüente no passado em jogadores de tênis na grama, por isso é conhecida  também como tennis elbow, ou cotovelo de tenistas. Na verdade, é importante destacar, apenas 5% dos casos da doença são em tenistas e praticantes de squash e golfe e os restantes 95% em pessoas comuns, especialmente de 35 a 55 anos. Os mais atingidos são: quem faz esforços repetitivos e se utiliza de equipamentos maldispostos ou improvisados, como digitadores, jornalistas e escritores; dentistas; professores que têm o hábito de escrever na lousa; trabalhadores braçais; donas de casa; e profissionais de limpeza. Fumantes, sedentários e estressados estão mais suscetíveis. Parte dos portadores de epicondilite pode ter dores também nos joelhos e nos calcanhares, principalmente no tendão-de-aquiles. 



    A causa da moléstia são os esforços intensos e repetitivos nos músculos do antebraço e do cotovelo, que favorecem a formação de microtraumatismos e a conseqüente degeneração. Pesquisadores criaram para o quadro a expressão “infarto do cotovelo”, pois, à semelhança do infarto do miocárdio -- o músculo cardíaco --, o aparecimento da degeneração no cotovelo em geral é precededido de uma diminuição na quantidade de vasos no local, o que deixa os tecidos mal-irrigados e, portanto, mal-oxigenados.



    O primeiro sintoma é dor na lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço. Em atletas, em geral o início é repentino e rápido. Já nas pessoas comuns a dor se instala aos poucos e se torna intensa e persistente. Outra indicação, sobretudo nos casos mais graves, é perda de força no braço, a ponto de o portador não conseguir levantar uma xícara de chá.

    Pessoas com sintomas devem consultar logo um médico ortopedista. O diagnóstico de epicondilite é clínico. Um teste praticamente infalível que os médicos usam no diagnóstico consiste em parar a mão direita no ar, na altura do meio do corpo, e pedir que o paciente a empurre para baixo e para cima com a mão do braço que tem epicondilite. A região do cotovelo dói e ele não consegue fazê-lo. Pode-se comprovar a doença com ultra-som. Mas, por prudência, o médico deve pedir também eletroneuromiografia, exame com o qual se detecta a chamada compressão do nervo interrósseo posterior, outra doença  comum no cotovelo. Consiste em fazer passar uma corrente elétrica pelo nervo; se ela circular facilmente, o problema não se relaciona ao nervo.

    O tratamento da epicondilite é controverso. Em geral os médicos se utilizam de grande variedade de modalidades terapêuticas, que vão das mais simples -- como aplicação de gelo e fisioterapia -- às cirúrgicas. O passo inicial normalmente é o afastamento do paciente de suas atividades. Mas isso, infelizmente, nem sempre é possível, pois as pessoas têm medo de perder o emprego. Também é importante corrigir o posicionamento do corpo no que se refere à cadeira, mesa de trabalho e, em especial, do braço em relação ao teclado do computador. Já a dor, sobretudo quando intensa, é combatida com analgésicos e até infiltração de antiinflamatório de corticóide. Esse último procedimento em geral controla rapidamenta a dor. Mas, para que ela não retorne, é fundamental que a pessoa faça também fisioterapia e exercícios de alongamento e de reforço muscular, eficazes a longo prazo. Na fase de tratamento o paciente deve usar tala, pois ajuda a manter a mão e o punho na posição correta, evitando que force de maneira excessiva os músculos do braço.



    Recorre-se à cirurgia só nos casos em que, feito o tratamento convencional por seis a doze meses, a dor persiste. O  procedimento cirurgico consiste em ressecar o tecido degenerado e doente.

    Finalmente, hoje se estuda o uso de ondas de choque, toxina botulínica (botox), acupuntura e até infiltração de sangue retirado do próprio paciente no tratamento de epicondilite. Mas as pesquisas estão em fase inicial e somente daqui a alguns anos se saberá se têm alguma utilidade prática.

    Fabiano Rebouças Ribeiro (35), ortopedista do Centro Médico Berrini, na capital paulista, é especialista em ombro e cotovelo e preceptor de ensino da residência médica do Serviço de Ortopedia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. É também membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovel. Tem mestrado pelo IAMSPE.
    pitersigma
    pitersigma
    adm
    adm

    Mensagens : 5741
    Data de inscrição : 07/07/2012
    Idade : 62

    https://supinodobrasil.forumeiros.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos