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Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

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Beterraba - Saúde atraves da natureza

Mensagem por Alisson em Sab Mar 23, 2013 6:05 am



Combate o cancro

O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos.


É rica em fibra

A beterraba é muito baixa em calorias (41 contêm apenas 100g) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais.


É rica em vitamina C

A beterraba contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cânceres.


Protege o coração

A beterraba pode ajudar na forma pela qual as gorduras são transportadas no sangue, e são um importante factor de risco para doenças cardiovasculares, e seu HDL (colesterol benéfico) o nível aumentou significativamente.


Ajuda a combater a inflamação

As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de colina (encontrada na gema de ovo e soja), e seu metabólito betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.
Os marcadores de inflamação crônica tem sido associada a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo e doença de Alzheimer e diabetes tipo-2.

A ingestão diária recomendada de colina foram estabelecidos em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres. No IDI foi definido para betaína, que, uma vez que é um metabólito da colina, não é considerado um nutriente essencial.


Protege contra defeitos congénitos


Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato.


Última edição por alisson.ar em Dom Out 06, 2013 6:30 pm, editado 2 vez(es)
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Benefícios do melão - Saúde atraves da natureza

Mensagem por Alisson em Sab Mar 23, 2013 7:00 am




O melão é o tipo de fruta indicada para ajudar a fazer uma dieta equilibrada, pois tem muita água na sua composição, o que o torna um excelente diurético natural. Como é pobre em calorias, é indicado para controlar o peso, ao mesmo tempo que dá a sensação de saciedade.

O melão é então um bom hidratante e antioxidante, combate a obesidade, ajuda a controlar dores menstruais, é benéfico para os rins pelo seu poder diurético, é digestivo e calmante e ainda ajuda a eliminar toxinas.
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por Mauro Rogerio em Sab Mar 23, 2013 8:11 am

Muito bom

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O abacate - Saúde atraves da natureza

Mensagem por Alisson em Dom Mar 31, 2013 5:51 pm



Rico em calorias por ter alta taxa de gordura o abacate é, porém, cortado na lista dos alimentos saudáveis, mas não deve ser proibido pois traz vários benefícios à saúde. A regra da moderação, mais uma vez, está valendo. O abacate fornece energia, combate o colesterol, ajuda na digestão e é saboroso. Colocar aquela colherada de açúcar e devorar o verdinho, nem pensar. Existem maneiras de consumir a fruta que fazem bem à saúde, sem engordar. Não precisa comer meio abacate sozinho. Se for fazer uma vitamina, use leite desnatado e adoçante. É uma forma de não somar mais calorias a esse alimento.

A composição do abacate vai para o pódio. Essa fruta contém quantidades significativas de vitaminas, fibras e ácido oléico. O ácido oléico é aquele encontrado no azeite (graxo monoinsaturado), conhecido como a gordura boa, que é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL, além de ser anticoagulante. As gorduras saturadas (que o abacate não possui) são fatores de risco para doenças arteriais coronarianas e, por isso, devem ter o consumo controlado.



O abacate traz grandes benefícios. Veja quais são eles:

1.  Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

2. Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros.

3. Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

4. Não altera o colesterol bom no organismo (HDL). "Estudos realizados no México e no Brasil comprovam que ele é auxiliar no ataque a diabetes, pois não interfere no índice glicêmico dos pacientes. O abacate é recomendado por não ter tanta frutose, como o abacaxi e a uva, por exemplo", relata Bruna.

5. O abacate também é uma fruta eficiente nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto.


Última edição por alisson.ar em Dom Out 06, 2013 6:31 pm, editado 2 vez(es)
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Coentro - Saúde através da natureza

Mensagem por Alisson em Ter Abr 16, 2013 11:44 am

Os bene­fí­cios de saúde dos coen­tro incluem o trata­mento de inchaços, níveis ele­va­dos de coles­terol, diar­reia, úlceras na boca, ane­mia, digestão, dis­túr­bios men­stru­ais, varíola, cuida­dos ocu­lares, con­jun­tivite, doenças de pele, dis­túr­bios do açú­car no sangue, etc

Os coen­tros, comum­mente con­heci­dos como Dha­nia no sub­con­ti­nente indi­ano ou Cilantro nas Améri­cas e algu­mas parte da Europa, é uma erva que é larga­mente uti­lizada em todo o mundo como um condi­mento ou como guarnição ou como dec­o­ração nos pratos. O seu nome cien­tí­fico é Corian­drum sativum L. As suas fol­has e fru­tos têm aroma típico e são usa­dos crus ou secos em culinária.

Mas essa parte da intro­dução foi ape­nas a ponta do ice­berg. Os coen­tros têm tan­tos bene­fí­cios que poderíamos escr­ever um livro sobre eles. Eles têm onze com­po­nentes de óleos essen­ci­ais, seis tipos de ácidos (incluindo o ácido ascór­bico, mais con­hecido como vit­a­m­ina C), min­erais e vit­a­m­i­nas, cada um com um número de pro­priedades bené­fi­cas. O resto é men­cionado abaixo.





   Inchaços: O cineol, um dos 11 com­po­nentes dos óleos essen­ci­ais, e o ácido linole­ico, pre­sentes nos coen­tros, pos­suem pro­priedades anti-reumáticas e anti-artríticas, que são muito bené­fi­cas para o inchaço cau­sado por estas duas razões. Para out­ros, tais como inchaço dev­ido ao mau fun­ciona­mento do rim ou ane­mia, é con­sid­er­ado efi­caz até certo ponto, porque alguns dos com­po­nentes aju­dam na excreção de água a mais do corpo.

   Coles­terol Alto: Alguns dos ácidos pre­sentes nos coen­tros são o ácido linole­ico, o ácido oléico, o ácido palmítico, o ácido esteárico e o ácido ascór­bico (vit­a­m­ina C), são muito efi­cazes na redução do nível de coles­terol no sangue. Eles tam­bém reduzem a deposição de coles­terol nas pare­des inter­nas das artérias e veias.

   Diar­reia: Alguns dos com­po­nentes dos óleos essen­ci­ais dos coen­tros, como Bor­neol e linalol, aju­dam a digestão, o bom fun­ciona­mento do fígado e da flora intesti­nal, aju­dando a curar a diar­reia. Tam­bém é útil na diar­reia cau­sada pela ação micro­biana e fun­gos, uma vez que com­po­nentes como cineol, bor­neol, limo­neno, alfa-pineno e beta-phelandrene têm efeitos anti-bacterianos. Além disso, as fol­has dos coen­tros fres­cos são exce­lentes aperitivos.

   Úlceras na boca: O cit­ronelol, um com­po­nente do óleo essen­cial dos coen­tros, é um anti-séptico exce­lente. Além disso, out­ros com­po­nentes têm efeitos anti-microbiana e de cura que impede o agrava­mento de feri­das e úlceras na boca. Eles até aju­dam na cura de úlceras e refres­cam o hálito.

   Ane­mia: Os coen­tros são ricos em ferro que ajuda dire­ta­mente na cura da anemia.

   Digestão: Os coen­tro, dev­ido ao seu aroma rico por causa dos seus óleos essen­ci­ais, além de ser um aper­i­tivo exce­lente, ajuda na secreção ade­quada de enz­i­mas e sucos diges­tivos no estô­mago, estim­u­lando a digestão e o movi­mento peri­stáltico. É útil no trata­mento de prob­le­mas como a anorexia.

   Varíola: Os óleos essen­ci­ais dos coen­tros são ricos em com­po­nentes anti-microbianos, anti-oxidantes, anti-infecciosos, desin­tox­i­cantes e ácidos. A pre­sença de vit­a­m­ina C e ferro for­t­alece o sis­tema imunológico tam­bém. Estas pro­priedades aju­dam a pre­venir e curar a varíola. Eles tam­bém reduzem a dor e têm um efeito cal­mante sobre pacientes com varíola.

   Dis­túr­bios men­stru­ais: É estim­u­lante por natureza e ajuda a secreção ade­quada das glân­du­las endócrinas, tam­bém ajuda a secreção ade­quada das hor­monas e, assim, induz cic­los men­stru­ais equi­li­bra­dos e reduz as dores durante os perío­dos etc.

   Cuida­dos com os olhos: Os coen­tros têm muitos anti-oxidantes, vit­a­m­ina A, vit­a­m­ina C e min­erais como fós­foro nos óleos essen­ci­ais que previnem o envel­hec­i­mento dos olhos, a degen­er­ação mac­u­lar, e acalma os olhos con­tra o stress.

   Con­jun­tivite: Como dis­cu­tido ante­ri­or­mente, os coen­tros são um desin­fe­tante muito bom e têm pro­priedades anti-microbianas que pro­tegem os olhos con­tra doenças con­ta­giosas como a conjuntivite.

   Dis­túr­bios da pele: As pro­priedades desin­fe­tante, desin­tox­i­cante, anti-séptico, anti-fúngico e anti-oxidante dos coen­tros são ideais para a cura de doenças de pele como eczema, pele seca e infecções fúngicas.

   Dia­betes: Dev­ido ao efeito de estim­u­lação dos coen­tros sobre as glân­du­las endócrinas do pân­creas, a secreção de insulina é aumen­tada o que aumenta o nível de insulina no sangue, aju­dando assim a assim­i­lação e absorção de açú­car e resulta na descida do nível de açú­car no sangue. Esta pro­priedade é muito bené­fica para os pacientes de dia­betes e out­ros também.

   Out­ros bene­fí­cios: Ainda querem mais bene­fí­cios? Vão obtê-los! Os coen­tro aju­dam a curar úlceras, infla­mações, espasmo e atua como um expec­to­rante, pro­tege e acalma fígado. São anti-cancerígenos, anti-convulsivantes, anti-histamínicos e hip­nóti­cos. Os coen­tros acredita-se serem afrodis­ía­cos nat­u­rais, antiga­mente eram ampla­mente uti­liza­dos em algu­mas preparações, com­bi­na­dos com out­ras ervas, para aumen­tar a libido.


Última edição por alisson.ar em Dom Out 06, 2013 6:29 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por betonatal em Ter Abr 16, 2013 1:52 pm

Boa matéria . ok
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por Rafael Silveira em Qui Abr 18, 2013 10:14 am

Muito bom mesmo...
Olhando a foto do Coentro vi que é parecido com o que aqui na minha região chamamos de "Salsinha". Será que é a mesma coisa ou só é parecido?
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por betonatal em Qui Abr 18, 2013 11:42 am

Rafael Silveira escreveu:Muito bom mesmo...
Olhando a foto do Coentro vi que é parecido com o que aqui na minha região chamamos de "Salsinha". Será que é a mesma coisa ou só é parecido?
Não a salsinha é outra coisa , o cheiro é bem diferente tambem . ok
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por Rafael Silveira em Qui Abr 18, 2013 1:33 pm

betonatal escreveu:
Rafael Silveira escreveu:Muito bom mesmo...
Olhando a foto do Coentro vi que é parecido com o que aqui na minha região chamamos de "Salsinha". Será que é a mesma coisa ou só é parecido?
Não a salsinha é outra coisa , o cheiro é bem diferente tambem . ok

Ah ta! Hehehe ok
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Benefícios da abóbora

Mensagem por Alisson em Qui Maio 02, 2013 10:51 pm


Os benefícios da abóbora são varíos:

*Reduz os riscos de anemia, branquite
*Bom para o fígado,
*Auxilia no tratamento de malária
*Auxilia na cura de verrugas, queimaduras e problemas de pele
*Ótima no combate a vermes
*Combate náuseas em geral e vômitos de gestantes
*Boa no tratamento de hemorróidas
*É indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo.
*Previne o câncer, derrame, catarata, doenças cardíacas, equilibra o colesterol, evita problemas de digestão alem de ser uma excelente fonte de ferro, zinco, fósforo e potássio.


A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.



- Semente de abóbora: Antioxidante, melhora a saúde, cabelos, unhas, mucosas e olhos. Tem o triptofano (nutriente) que da a sensação de bem estar (saciedade), de prazer, melhorando humor e depressão. Protetoras para os homens, pois reduzem 40% a chance de morte prematura, diminui a chance de câncer de próstata. Equilibra a pressão arterial.

Encontramos em duas formas: com casca e sem casca. Os benefícios são praticamente os mesmo, porém, a com casca deve ser evitada para as pessoas com hipertensão porque elas são salgadas e também não é muito indicada para quem tem intestino preso porque as fibras da semente de abóbora com casca são mais densas e acabam fermentando.  A semente crua é muito mais benéfica que a torrada.

São ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.






A Polpa: O mais comum é as pessoas utilizarem esse legume para fazer doces e compotas, mas pode combinar também com massas, panquecas e carne-seca

As Flores: Muitas pessoas utilizam somente a polpa, mas experimente refogar as flores também, alem de deixar o gostinho diferente no prato é excelente para a saúde

O Brotos: Conhecido como cambuquira, é muito utilizado para fazer ensopados

A Casca: É uma excelente parte do legume para cozinhar com o arroz, farofa ou carne moída

As Sementes: Lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar  com sal, torrar por 12 minutos mexer de vez em quando para que fiquem torradas por igual e pronto, sirva como um aperitivol

Alem de todos esses benefícios, a abóbora é muito saborosa.


Última edição por alisson.ar em Dom Out 06, 2013 6:26 pm, editado 3 vez(es)
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por betonatal em Qui Maio 02, 2013 11:07 pm

Eu sempre estou comprando , mais aqui é conhecida por outro nome [gerimum ] e comemos cosido ou no feijão ou na carne se for cabocla , e a semente torrada tipo o amendoim se faz uma deliciosa farinha misturada com farinha de mandioca e um pouco de açucar , muito gostoso . ok
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por pitersigma em Sex Maio 03, 2013 10:22 am

deve ser muito bom mesmo, hummmmmm ok
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Benefícios da Fruta-do-Conde (Pinha)

Mensagem por Alisson em Ter Maio 28, 2013 1:12 pm

A fruta-de-conde ou pinha é rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C (Ácido ascórbico) e alguns dos mais importantes minerais como o cálcio, ferro e  fosforo. E ainda ajuda no combate a desnutrição, anemia, espasmos, colite cronica, caspa  um poderoso fortificante do estômago e intestino. Da pinha ou fruta-do-conde podemos tirar proveito de quase tudo, sendo importante o uso das folhas, fruta  bem como a casca e as sementes.

Fruta - A fruta é recomendada às pessoas anémicas e desnutridas.



Folhas
- As folhas pode ser feito chás, é usado para acalmar espasmos e cãibras

Cascas – As casca ou decocção é indicado para combater a colite cronica, e serve como fortificante para o estômago e intestino.

Sementes – As sementes soltam o intestino e produzem vómitos. As sementes também serve para combater caspa. Elas também é usada para fazer bijutarias e por sinal ficam bonitas.


Resumo Para o Uso Terapêutico

Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anémicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C.

Cãibras, Convulsões, Espasmos – Cha das folhas. Tomar varias vezes ao dia.

Caspa – Aplique no couro cabeludo o macerado das sementes misturado com alccol.

Colite – Decocto das folhas, fruta verde e casca. Tomar varias vezes ao dia.

Debilidade geral, Desnutrição – Recomenda-se inclui a fruta-de-conde na dieta.

Estômago, Intestino – Para fortalecer é necessário tomar varias xícaras (chávenas) ao dia do chá das folhas da fruta-de-conde.



Fonte: As frutas na Medicina Natural. A Balbach – D Boarim


Última edição por alisson.ar em Dom Jul 14, 2013 3:07 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por betonatal em Ter Maio 28, 2013 2:57 pm

Muito boas informações . ok
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A ameixa

Mensagem por Alisson em Qui Jun 20, 2013 10:28 am

A ameixa é uma fruta altamente nutritiva, que conta com vitaminas essenciais para o corpo e para o bem-estar do ser humano. Além de ser muito versátil, podendo ser integrante em doces, sucos, saladas e sobremesas, a ameixa pode ser consumida unicamente como reforço para a imunidade.


Por conter vitamina A e C, a ameixa pode fazer com que você não tenha gripes e resfriados. Seu poder eleva a imunidade corporal, e isso é fundamental para quem pratica exercícios físicos, principalmente na rua, como caminhadas e corridas.

A sua vitamina E favorece a pele e o corpo no efeito rejuvenescedor, diminuindo rugas e evitando o envelhecimento precoce. Isso se dá, pois a vitamina E é uma grande combatente aos radicais livres.

As fibras da ameixa contribuem para o bom funcionamento do intestino, regulando o seu corpo, melhorando a pele.

Adicione a ameixa ao seu hábito alimentar, você terá efeitos diretos no seu dia a dia.

Vale lembrar que a melhor maneira de escolher uma ameixa é apalpando a fruta, se ela estiver rígida (mas nem tanto) está no ponto.
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

Mensagem por pitersigma em Qui Jun 20, 2013 2:39 pm

camp1 parabens pelo artigo.
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Re: Saude Atraves da Natureza e suas prioridades nutricionais

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